A RUA DESTRUÍDA

 

S.Dali, Subúrbios da Cidade Paranóico-Crítica

 

  O poema de Pablo Neruda, A Rua Destruída, apresentado juntamente com o quadro de Salvador Dali (acima), pode ser utilizado em situações de aprendizagem que trabalhem o desenvolvimento da percepção e atenção para os detalhes de um determinado objeto ou ambiente.  Em pelo menos duas situações de aprendizagem específicas, esses dois estímulos, quadro e poema, foram utilizados: numa Oficina de Manutenção de Propriedades Agrícolas e  numa Oficina de Organização de Estética de Ambientes.

 

A RUA DESTRUÍDA

Pelo ferro injuriado, pelos olhos do gesso

passa uma língua de anos diferentes

do tempo. É uma cauda

de ásperas crinas, umas mãos de pedra cheias de ira,

e a cor das casas emudece, e estalam

as decisões da arquitetura,

um pé terrível enxovalha as sacadas:

com lentidão, com sombra acumulada,

com máscaras mordidas de inverno e lentidão,

passeiam os dias de alta fronte

entre casas sem lua.

 

A água e o costume e o lodo branco

que a estrela desprende, e especialmente

o ar que os sinos têm golpeado com fúria

gastam as coisas, tocam

as rodas, detem-se

nas tabacarias,

e cresce o cabelo vermelho das cornijas

como um longo lamento, enquanto na profundeza

tombam chaves, relógios,

flores assimiladas no esquecimento.

 

Onde está a violeta recém-parida? Onde

a gravata e o virginal zéfiro rubro?

Sobre as povoações

uma língua de pó apodrecido se adianta

a romper anéis, a roer pintura,

fazendo uivar sem voz as cadeiras negras,

cobrindo os florões do cimento, os baluartes

de metal destroçado,

o jardim e a lã, as ampliações de fotografias ardentes

feridas pelas chuvas, a seda das alcovas, e os grandes cartazes

dos cinemas onde lutam

a pantera e o trovão,

as lanças do gerânio, os armazéns cheios de mel perdido,

a tosse, as roupas de tecido brilhante,

tudo se cobre dum sabor mortal

    de retrocesso e umidade e ferida. (…)

 

A Rua Destruída, Pablo Neruda (Neruda, Pablo, Residência na Terra – II, tradução de      Paulo de Mendes Campos, Porto Alegre, L&PM, 1980, p. 27)

 

Clique aqui e para abrir a página Sessão de Aprendizagem II: A Busca de Outro Olhar e de Outro Perceber,  retirada do manual do instrutor, da Estação de Trabalho de Organização e Estética dos Ambientes, de uma versão alternativa ao  Programa de Educação para o Trabalho elaborada pela Germinal Consultoria para o SENAC.  Nela, poema e pintura são utilizados como recursos para provocar um desequilíbrio (Piaget) nas formas habituais de perceber.

The URI to TrackBack this entry is: https://natrodrigo.wordpress.com/2009/02/10/a-rua-destruida/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: