Paráfrase de Helena sobre A Arte de Ser Feliz

 

Quando pequena, morava numa cidade e minha janela se abria para uma porção de prédios. O mundo parecia maior. Ao anoitecer, com muito esforço, puxava uma cadeira para junto da janela e me punha a observar as luzes da cidade. Por vezes eu via nelas rostos, figuras, animais ou, ainda, só cores e freqüências diferentes. Com essas imagens e cores que me divertiam, eu me sentia completamente feliz.

 

O tempo passou e a minha janela passa a abrir-se para um grande varal, pertencente a uma lavanderia. Via as roupas flutuando ao vento, numa dança misteriosa, e me perguntava: de quem essas roupas seriam? Quem as teria confeccionado? Quem as teria vendido? Não sabia responder, mas a imagem do baile aéreo de camisas, vestidos e combinações me fazia completamente feliz.

 

Mais tarde, minha janela abria-se para uma colina verdejante. Nos belos dias de céu límpido, subia até a colina um grupo de crianças e jovens, que se punham a dançar cirandas. Não chegava a ouvir suas vozes, mas pelos seus gestos identificava qual era a melodia. Esse jogo de adivinhação me fazia completamente feliz.

 

Agora minha janela se abria para o jardim da casa vizinha. Nesse jardim, eu observava, por horas a fio, um velhinho cuidar de suas plantas, flores, mudas. Um dia houve uma tempestade e uma grande árvore tombou bem no meio do jardim. Assim que o tempo voltou a ficar ensolarado, lá estava o velhinho cuidando de suas plantas, flores e mudas, como se nada tivesse acontecido. Essa imagem da persistência me fazia completamente feliz.

 

Vejo flores, leões e tigres, danças, ouço músicas, risadas e observo pessoas maravilhosas. A felicidade está atrás de cada porta e janela, é só saber encontrá-la.

 

Helena Rodrigo Küller – 16 anos, 2º. Ano do Ensino Médio

Publicado on fevereiro 24, 2011 at 10:16 pm  Comments (5)  

The URI to TrackBack this entry is: https://natrodrigo.wordpress.com/parafrase-de-helena-sobre-a-arte-de-ser-feliz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Se quiser conhecer um exemplo de uma paráfrase desse texto poético de Cecília Meireles, escrita por uma aluna do ensino médio, clique aqui.   […]

  2. Percebo por este texto, tão bem feito, que existe um trabalho dando frutos no mundo. E isso é excelente! “Essa imagem de persistência” me deixa completamente feliz também. Espero que esta menina continue escrevendo, pois prestará um bom serviço ao mundo, por este ofício tão duro…mas tão valioso.

  3. Esse belíssimo texto expressa a profundidade do aprendizado, do entendimento e da sensibilidade desta aluna. Um texto muito belo que mesmo ao utilizar o texto de Cecília como base não perde sua originalidade e criatividade, pois essa jovem escritora conseguiu descrever imagens belíssimas e cheias de significado. Parabéns por este trabalho maravilhoso!!!

  4. Essa menina conseguiu me transportar por sua janela. Isso é magnífico. Continue assim.

  5. Lembro minha infância distante com cheiro de terra, mas tudo parece tao perto de mim!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: