Atividade com a música TEMPO REI

Letramento DigitalO projeto Letramento Digital foi desenvolvido, em parceria, pela  Germinal Consultoria  e Senac Rio. Destina-se à inclusão digital de pessoas que apresentam dificuldades na leitura e na escrita, objetivando ampliar suas competências para ler e escrever com o uso do computador.

A situação de aprendizagem a seguir faz parte de uma das etapas do programa, Criar, e exemplifica a utilização da canção Tempo Rei, como recurso de aprendizagem.

O excerto foi retirado do Manual do Docente, redigido como um script  para facilitar a disseminação do programa e, ao mesmo tempo, exemplificar ao docente o tom e o clima em que deve ser desenvolvido.

Letramento Digital – Etapa Criar – Primeira sessão de aprendizagem

Ilustração de Mariana Massarani, no livro Navegar é Preciso (Senac/Rio)

 

Cena 1: Recepção e Introdução

Coordenador: Olá, tudo bem? Vamos entrando. Já temos café à nossa espera. Vamos nos servir enquanto chegam os demais. Estão todos aqui? Ótimo. Estamos entrando na última etapa do nosso curso. Passou muito rápido, não? Vamos tirar o máximo proveito desses últimos dias.  Nossa missão agora é aprimorar, aperfeiçoar e integrar todos os trabalhos feitos individualmente numa revista da turma.

Participantes: Fazem comentários sobre a continuidade do curso, perguntas sobre o desenvolvimento do programa e são esclarecidos pelo coordenador.

Coordenador: Estes últimos dias correspondem à etapa Criar do curso. É verdade que vocês já criaram muitas coisas, mas agora vamos criar o produto final do curso: a revista da turma. Vamos utilizar todo o material que já produzimos. Vão continuar criando. (mudando de tom) O que acham do trabalho criativo? Não é ótimo inventar, fazer, compor, escrever algo original?

Participantes: Estimulados pelo coordenador, comentam suas sensações em relação ao trabalho criativo: dificuldades, prazer, surpresa com os resultados, sofrimento, insight, etc…

Coordenador: Quem ainda não aprendeu alguma coisa das que já trabalhamos em sessões anteriores precisa aproveitar para aprender logo. Não deixem para depois. Explorem os colegas. Qualquer pessoa que ensina alguma coisa acaba aprendendo mais. É um privilégio ensinar, não acham? Em último caso, se ninguém puder ajudar, explorem também o Coordenador. Vamos aproveitar o tempo. Liguem as máquinas, abram o Livro de Leitura.

 

Cena 2: Tempo Rei

Coordenador: Abram o Livro de Leitura no capítulo Criar e na página onde está a música Tempo Rei (escreve em letra cursiva). Vamos ouvir a música lendo a letra. Mas, atenção! Durante a audição, cada um de vocês deverá escolher uma frase da música que, para si, esteja relacionada com as sensações proporcionadas pelo trabalho criativo. (pausa) Pensem nas sensações e sentimentos que acompanham o trabalho criativo.Estávamos conversando sobre isso na hora do café. Durante a execução da música, escolham uma frase da letra que mais se aproxime dessas sensações e sentimentos. Entenderam?

Participantes: Solicitam esclarecimentos e são orientados (brevemente) pelo coordenador, se necessário. Depois ouvem a música em silêncio, lendo a letra na tela.

Tempo Rei

(Gilberto Gil)

Não me iludo
Tudo permanecerá
Do jeito que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando
Todos os sentidos…

Pães de Açúcar
Corcovados
Fustigados pela chuva
E pelo eterno vento…

Água mole
Pedra dura
Tanto bate
Que não restará
Nem pensamento…

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!…

Pensamento!
Mesmo o fundamento
Singular do ser humano
De um momento, para o outro
Poderá não mais fundar
Nem gregos, nem baianos…

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas
De repente ficam sujas…

Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo
Pode estar por um segundo…

Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!…(2x)

Coordenador: Escolheram a frase, o pedaço da canção, que mais se aproxima das sensações suscitadas pela criação, ou melhor, pelo trabalho criativo? (pausa) Fulano, qual foi a frase que escolheu?

Participante: Repete em voz alta a frase que escolheu.

O coordenador escreve cada frase escolhida em letra cursiva. Se o participante chamado não escolheu nenhuma frase…

Coordenador: Tudo bem. Você terá outras oportunidades para encontrar uma frase que faça sentido. Fique atento para encontrá-la. Beltrano, qual foi a sua escolha?

Beltrano: Lê em voz alta a frase que escolheu.

Quando todos tiverem lido as frases, ou versos que escolheram…

Coordenador: As frases escolhidas são poéticas. Frase como essas, retiradas de textos do Livro de Leitura, podem ser aproveitadas na revista. Elas podem ser usadas para enfatizar ou introduzir as idéias que queremos comunicar. Podem também ser utilizadas como chamadas. Chamadas são pequenos textos destacados do todo da revista. Elas têm por objetivo chamar a atenção do leitor. Já fizemos chamadas nas capas da revista. (mostra) Lembram?

 


[1]Gil, Gilberto, L.P. Raça Humana, WEA.

Publicado on julho 15, 2009 at 1:57 pm  Comments (3)  

The URI to TrackBack this entry is: https://natrodrigo.wordpress.com/atividade-com-a-musica-tempo-rei/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. ou valeu ai consegui achar tudo vou tirar 10

    • Eu nao vo tira 0

  2. muito bom as musicas deles mais esse é o melhor

    isso ae gil e esse site é muito bom


Deixe um comentário