Dinâmica com LOUVAÇÃO MATINAL

 

Esta situação de aprendizagem faz parte da aula 3/4 da Oficina De Empreendedorismo, do Projeto Trilha Jovem.  Foi extraída das Referências para a Ação Docente, manuais do educador elaborados pela Germinal Consultoria, que descrevem passo-a-passo cada sessão de aprendizagem.

Atividade 4. Rodando o PDCA

Em painel, distribua cópias de um excerto do poema Louvação Matinal, de Mário de Andrade. Peça para os jovens fazerem uma leitura silenciosa.

 

LOUVAÇÃO MATINAL (excerto)

Que a vida de cada qual seja um projeto de casa!

Sêco, o projeto agride o ôlho da gente no papel,

Porém quando a casa se agarra no lombo da terra,

Ela se amiga num átimo com tudo o que enxerga em volta,

Se adoça, perde a solidão que tinha no projeto,

Se relaciona com a existência, um homem vive nela,

E ela brilha da fôrça do indivíduo e o glorifica

 

 

Deflorar a virgindade boba do que tem de vir!…

Eu nunca andei metido em sortes nem feitiçarias,

Não posso contar como é a sala das cartomantes,

E minhas mãos só foram lidas pelos beijos das amadas,

Porém sou daqueles que sabem o próprio futuro,

E quando a arraiada começa, não solto a rédea do dia,

Não deixo que siga pro acaso, livre das minhas vontades.

O meu passado… Não sei. Nem nunca matuto nele.

Quem vê na noite? o que enxerga na natureza assombrada?

O que passou, passou; nossa vaidade é tão constante,

Os preconceitos e as condescendências são tão fáceis

Que o passado da gente não é mais

Que um sonho bem comprido aonde um poder de sombras lentas

Mostram que a gente sonhou. Porém não sabe o que sonhou…

Não recapitular! Nunca rememorar!

Porém num rasgo matinal, em coragem perpétua

Ir continuando o que um dia a gente determinou!

 

 

Eu trago na vontade todo o futuro traçado!

Não turtuveio mais nem gesto meu para indeciso!

Passam por mim pampeiros de ambições e de conquistas,

Chove tortura, estrala o mal, serenateia a alegria,

Futuro está gravado em pedra e não se apaga mais!

Por isso é que o imprevisto é para mim mais imprevisto,

Guardo na sensação o medo ágil da infância,

Eu sei me rir! Eu sei me lastimar com ingenuidade!

 …

ANDRADE, M. Poesias Completas. São Paulo, Livraria Martins Editora, 1974, p. 194.

 

 

 A seguir, explique o que é um jogral e lance um desafio: o grupo deverá criar um jogral do poema, de forma a produzir uma leitura com arte. Pergunte: como ficaria bonita a interpretação da poesia através de um jogral? Como produzir belos efeitos com o ritmo e a divisão da leitura, a utilização de vozes diferentes, etc.

Transfira a responsabilidade ao grupo de propor a organização do jogral. O poema pode ser dividido em partes e cada parte poderá ser lida por um, alguns ou todos os jovens, com ritmo e sincronia. Assim que o grupo chegar a uma proposta de realizar o jogral, peça para todos se levantarem para ensaiar.

(Deixe o grupo agir por algum tempo. Observe momentos de propostas, planejamento da ação, experimentação – ensaio)

Depois do ensaio, mudanças e ajustes podem ser realizados para melhorar o resultado. Proponha um novo ensaio. O grupo experimenta nova execução.  Depois, volta a avaliar e aperfeiçoar, assim por diante, enquanto o interesse dos participantes se mantiver. Por fim, o grupo deve fazer a sua apresentação “final” em jogral do poema completo.

Novamente sentados em semicírculo, peça ao grupo para comentar a atividade. Depois, fale sobre como a dinâmica do jogral, vivenciada pelos jovens, pode ser uma forma de exercitar a “rodagem” do PDCA, uma técnica para promover a excelência em serviços. A seguir, apresente o PDCA como uma das ferramentas básicas da qualidade.

 PDCA - leitejr.wordpress

PDCA – leitejr.wordpress

Em painel, encerre o dia com novo círculo de energia, fazendo variações em relação aos utilizados em aulas anteriores.

Publicado on fevereiro 7, 2009 at 12:22 am  Comments (18)  

The URI to TrackBack this entry is: https://natrodrigo.wordpress.com/dinamica-com-louvacao-matinal/trackback/

RSS feed for comments on this post.

18 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não basta decorar um jogral o principal é deixar Deus te usar.

  2. PDCA é um processo de planejamento e execuções que um administrador tem que levar todos os passos rigorosamente para que tenha sucesso no seu objetivo.

  3. Adorei a dinâmica! Aprender com poesia é maravilhoso.

  4. Muito interessante ver o PDCA dessa forma mais lúdica.

  5. Excelente atividade para envolver os alunos!

  6. Alerta! Despertou significantemente um interesse de dedicar-me a maravilhosa leitura que é o poema.

    Quanto ao PDCA é uma ferramenta que facilita o entendimento de realização dos processos de melhoria continuo.

  7. A vida nao nos permiti ensaios , temos sempre que fazer para nos que beneficie o outro. então por que nao fazer um jogral caricato. lembrando que as doses de amor tem que ser diaria

    • O trabalho direto com pessoas nos ajuda a nos conhecer , a buscarmos entender ao próximo, a ideia que e transformar a poesia em situação de aprendizagem e maravilhosa

  8. Muito bom!Atráves da arte do poema ,envolver os alunos de forma lúdica

  9. O ciclo PDCA é muito louvável durante o aprendizado, pois nos ensina com os erros cometidos e nos dá a oportunidade de ajustarmos por intermédio das ações corretivas, e inicairmos novamente o planejamento

  10. Muito interessante o PDCA, como instrumento lúdico, na aplicação de dinâmica.

  11. O ciclo PDCA é muito rico , pois trabalha detalhes e explora a criatividade a influência verbal e porque não dizer corpora. Foi uma experiência enriquecedora.

  12. Usei na forma de dinâmica e de teatro.

  13. Super adorei! O ciclo PDCA sempre fez parte da minha vida desde que ingressei no curso de Administração, mas nunca havia lido um texto sobre o assunto de uma forma tão lúdica! Muitoooo boom!

  14. Adorei a dinâmica. Penso que o jogral proporciona integração entre os participantes e ao mesmo tempo, desperta o interesse pela leitura. Quando o aluno recita um poema, ele consegue compreender a mensagem expressa pelo mesmo e isso cria uma identidade entre o leitor e a ideia do autor.

  15. Eu uso esse recurso de jogral em minhas aulas, no começo ficam tímidos, mas depois acabam gostando… Só que eu faço eles criarem uma poesia para o jogral. Fica bem interessante, mesmo porque ativa a criatividade

  16. Gostei muito! Uma excelente experiência lúdica. Os alunos se envolveram muito e adoraram.

  17. Eu sou bem tradicional nestas questões, entretanto estou gostando desse forma Lúdica de uma nova maneira de ensino e aprendizado…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: