Esta situação de aprendizagem faz parte da aula 3/4 da Oficina De Empreendedorismo, do Projeto Trilha Jovem. Foi extraída das Referências para a Ação Docente, manuais do educador elaborados pela Germinal Consultoria, que descrevem passo-a-passo cada sessão de aprendizagem.
…
Atividade 4. Rodando o PDCA
Em painel, distribua cópias de um excerto do poema Louvação Matinal, de Mário de Andrade. Peça para os jovens fazerem uma leitura silenciosa.
LOUVAÇÃO MATINAL (excerto) … Que a vida de cada qual seja um projeto de casa! Sêco, o projeto agride o ôlho da gente no papel, Porém quando a casa se agarra no lombo da terra, Ela se amiga num átimo com tudo o que enxerga em volta, Se adoça, perde a solidão que tinha no projeto, Se relaciona com a existência, um homem vive nela, E ela brilha da fôrça do indivíduo e o glorifica
Deflorar a virgindade boba do que tem de vir!… Eu nunca andei metido em sortes nem feitiçarias, Não posso contar como é a sala das cartomantes, E minhas mãos só foram lidas pelos beijos das amadas, Porém sou daqueles que sabem o próprio futuro, E quando a arraiada começa, não solto a rédea do dia, Não deixo que siga pro acaso, livre das minhas vontades. O meu passado… Não sei. Nem nunca matuto nele. Quem vê na noite? o que enxerga na natureza assombrada? O que passou, passou; nossa vaidade é tão constante, Os preconceitos e as condescendências são tão fáceis Que o passado da gente não é mais Que um sonho bem comprido aonde um poder de sombras lentas Mostram que a gente sonhou. Porém não sabe o que sonhou… Não recapitular! Nunca rememorar! Porém num rasgo matinal, em coragem perpétua Ir continuando o que um dia a gente determinou!
Eu trago na vontade todo o futuro traçado! Não turtuveio mais nem gesto meu para indeciso! Passam por mim pampeiros de ambições e de conquistas, Chove tortura, estrala o mal, serenateia a alegria, Futuro está gravado em pedra e não se apaga mais! Por isso é que o imprevisto é para mim mais imprevisto, Guardo na sensação o medo ágil da infância, Eu sei me rir! Eu sei me lastimar com ingenuidade! … ANDRADE, M. Poesias Completas. São Paulo, Livraria Martins Editora, 1974, p. 194.
|
A seguir, explique o que é um jogral e lance um desafio: o grupo deverá criar um jogral do poema, de forma a produzir uma leitura com arte. Pergunte: como ficaria bonita a interpretação da poesia através de um jogral? Como produzir belos efeitos com o ritmo e a divisão da leitura, a utilização de vozes diferentes, etc.
Transfira a responsabilidade ao grupo de propor a organização do jogral. O poema pode ser dividido em partes e cada parte poderá ser lida por um, alguns ou todos os jovens, com ritmo e sincronia. Assim que o grupo chegar a uma proposta de realizar o jogral, peça para todos se levantarem para ensaiar.
(Deixe o grupo agir por algum tempo. Observe momentos de propostas, planejamento da ação, experimentação – ensaio)
Depois do ensaio, mudanças e ajustes podem ser realizados para melhorar o resultado. Proponha um novo ensaio. O grupo experimenta nova execução. Depois, volta a avaliar e aperfeiçoar, assim por diante, enquanto o interesse dos participantes se mantiver. Por fim, o grupo deve fazer a sua apresentação “final” em jogral do poema completo.
Novamente sentados em semicírculo, peça ao grupo para comentar a atividade. Depois, fale sobre como a dinâmica do jogral, vivenciada pelos jovens, pode ser uma forma de exercitar a “rodagem” do PDCA, uma técnica para promover a excelência em serviços. A seguir, apresente o PDCA como uma das ferramentas básicas da qualidade.
PDCA – leitejr.wordpress
Em painel, encerre o dia com novo círculo de energia, fazendo variações em relação aos utilizados em aulas anteriores.
Não basta decorar um jogral o principal é deixar Deus te usar.
PDCA é um processo de planejamento e execuções que um administrador tem que levar todos os passos rigorosamente para que tenha sucesso no seu objetivo.
Adorei a dinâmica! Aprender com poesia é maravilhoso.
Muito interessante ver o PDCA dessa forma mais lúdica.
Excelente atividade para envolver os alunos!
Alerta! Despertou significantemente um interesse de dedicar-me a maravilhosa leitura que é o poema.
Quanto ao PDCA é uma ferramenta que facilita o entendimento de realização dos processos de melhoria continuo.
A vida nao nos permiti ensaios , temos sempre que fazer para nos que beneficie o outro. então por que nao fazer um jogral caricato. lembrando que as doses de amor tem que ser diaria
O trabalho direto com pessoas nos ajuda a nos conhecer , a buscarmos entender ao próximo, a ideia que e transformar a poesia em situação de aprendizagem e maravilhosa
Muito bom!Atráves da arte do poema ,envolver os alunos de forma lúdica
O ciclo PDCA é muito louvável durante o aprendizado, pois nos ensina com os erros cometidos e nos dá a oportunidade de ajustarmos por intermédio das ações corretivas, e inicairmos novamente o planejamento
Muito interessante o PDCA, como instrumento lúdico, na aplicação de dinâmica.
O ciclo PDCA é muito rico , pois trabalha detalhes e explora a criatividade a influência verbal e porque não dizer corpora. Foi uma experiência enriquecedora.
Usei na forma de dinâmica e de teatro.
Super adorei! O ciclo PDCA sempre fez parte da minha vida desde que ingressei no curso de Administração, mas nunca havia lido um texto sobre o assunto de uma forma tão lúdica! Muitoooo boom!
Adorei a dinâmica. Penso que o jogral proporciona integração entre os participantes e ao mesmo tempo, desperta o interesse pela leitura. Quando o aluno recita um poema, ele consegue compreender a mensagem expressa pelo mesmo e isso cria uma identidade entre o leitor e a ideia do autor.
Eu uso esse recurso de jogral em minhas aulas, no começo ficam tímidos, mas depois acabam gostando… Só que eu faço eles criarem uma poesia para o jogral. Fica bem interessante, mesmo porque ativa a criatividade
Gostei muito! Uma excelente experiência lúdica. Os alunos se envolveram muito e adoraram.
Eu sou bem tradicional nestas questões, entretanto estou gostando desse forma Lúdica de uma nova maneira de ensino e aprendizado…